sexta-feira, 22 de agosto de 2008

FILME "ESTAMIRA" - DO LIXÃO PARA O MUNDO

DOCUMENTÁRIO: EMOCIONANTE, INTELIGENTE, BEM PRODUZIDO E COM EXCELENTE FOTOGRAFIA, "ESTAMIRA" (2005) JÁ GANHOU MAIS DE 25 PRÊMIOS, NACIONAIS E INTERNACIONAIS. Direção e fotografia de Marcos Prado, também produtor de "Ônibus 174" (2002) e "Tropa de Elite" (2007).
Sinopse deste blog: Excluídos da cena principal da civilização urbana, Estamira e lixo se encontram e se confundem para sempre no desvalor de uma montanha de coisas que parecem não servir mais. O aterro sanitário Jardim Gramacho, Duque de Caxias (RJ), é o que restou para Estamira, uma catadora de lixo com 65 anos, supletivo incompleto e transtorno mental. Surpreendente, encantadora, guerreira e louca, Estamira é a protagonista de um dos documentários mais vistos no Rio, São Paulo e Brasília.
"O lixão onde Estamira trabalha (...) está para ser transferido (...). De acordo com Marcos, há a possibilidade dos novos não permitirem catadores, o que acarretará na perda de 15 mil empregos indiretos e 2 mil diretos. Autônomos, os catadores de lixo chegam a faturar R$1.100 por mês. São condições desumanas e insalubres de trabalho, onde se inala constantemente gás metano, que faz com que não haja vida rastejante no ambiente. No lixão, uma doença também pode se alastrar rapidamente e provocar a morte de até cem pessoas. Apesar disso, quase ninguém quer sair de lá, pois têm uma vida mais digna do que fora dele." - Por Marília Almeida, em 19.09.2006.
*

Nenhum comentário: