sábado, 16 de agosto de 2008

ÉTICA - Considerações Úteis deste Blog

SINÔNIMO - ÉTICA ou Filosofia da Moral. Não confundir ÉTICA (reflexiva) com CÓDIGO DE ÉTICA (prescritivo) !!!

UMA DEFINIÇÃO - É uma disciplina filosófica, reflexiva e não-prescritiva, que estuda o conjunto subjacente dos valores que regem as normas morais que, por sua vez, têm como finalidade última organizar e produzir O BEM COMUM. Como reflexão filosófica, a ÉTICA pode ter abordagens diferentes e recortes específicos: temporais, espaciais, sociais etc.

UMA DISCUSSÃO ÉTICA - Enquanto O BEM não for COMUM a todos, só para alguns, este bem não pode ser considerado um bem ético. Assim, uma boa e clássica discussão ÉTICA é... O BEM COMUM é comum a quem? Se é promovido apenas para alguns, quem ou o que está incluído nele ou excluído dele?

ÉTICA NO SÉCULO XXI - Atualmente, a questão ÉTICA teve que incluir também, dentro deste BEM COMUM: a Natureza, o meio ambiente, a ecologia, o planeta Terra. Pois o ser humano se lembrou que O PRÓPRIO BEM DELE SÓ ESTARÁ GARANTIDO SE PASSAR TAMBÉM PELO BEM DA NATUREZA. Esperamos que não seja tarde demais para esta lembrança tão tardia.
*
Imagem: Encontrada no blog...
http://brasilgeografia.blogspot.com

Um comentário:

José Valter dos Santos disse...

Se o ser humano é ético, então é feliz ou pelo menos possui a base principal na procura da felicidade... pois se conhece. Somos subjetivos e temos opções diferentes e gostos diferentes, o que difere a ética (ou impõe uma distãncia) do contexto da moral (uma idéia comum entre os seres humanos que deve ser seguida e que deve ser aceita, ou seja, CULTURA). Passamos a vida observando e criticando o cotidiano dos outros sem pensar que podemos utilizar todo este tempo para estudar sobre nosso próprio querer, nosso próprio eu. Temos ,portanto, uma pergunta em questão, "como podemos entrar em acordo para um todo para um bem cumum se não estamos de acordo nós mesmos"?