sábado, 4 de outubro de 2008

Glossário - CHORUME (na Wikipédia)

CHORUME - Líquido poluente originado nos processos de decomposição dos resíduos orgânicos. Sua cor é escura e seu odor é nauseante.
Palavra inicialmente utilizada para designar apenas a substância gordurosa expelida pelo tecido adiposo da banha animal - porcos, por exemplo. Posteriormente, o significado de chorume foi ampliado, passando a designar o líquido originado pela decomposição biológica, química e física dos resíduos orgânicos em geral. Somados à ação natural da água das chuvas, esses processos de decomposição lixiviam os compostos orgânicos presentes nos lixos e lixões para o meio ambiente. Sua elevada carga orgânica faz com que o chorume seja extremamente poluente e danoso às regiões atingidas por ele. Ao penetrar em rios e lençóis freáticos subterrâneos, esse líquido polui um dos recursos naturais mais preciosos para o ser humano - a água potável.
*
Imagens: Fotografia do lixão...
http://www.ibotirama.ba.gov.br/files/midframe/pglu24.htm e desenho esquemático... http://www.kunlaboro.pro.br/lng/pt/ecologia/por_que_o_lixo_acaba_virando_um_problema.php
Fonte: Wikipédia... http://pt.wikipedia.org/wiki/Chorume

Nenhum comentário: