domingo, 1 de novembro de 2009

EXPOCATADOR 2009 - GESTÃO EFICAZ DA COLETA SOLIDÁRIA

Usamos cada vez mais recursos naturais para produzir e consumir cada vez mais coisas, que são cada vez mais descartadas e cada vez mais depressa, gerando cada vez mais lixo, lixo, lixo... No Brasil, mais de 160 mil toneladas de lixo são geradas por dia, das quais 45% têm destino inadequado, indo parar em lixões, rios, represas, terrenos baldios. São milhares de toneladas de lixo que se acumulam e poluem nossa terra, nosso ar e nossas águas. Diante deste número, que não pára de crescer, a atuação dos catadores de materiais recicláveis é indispensável para diminuir os impactos deste modo de vida, atual e insustentável.

O catador contribui com a cidade, tirando o que não é lixo das ruas, alimenta cadeias de reciclagem de inúmeras indústrias, reduz o volume dos lixões e aumenta a vida útil dos aterros.

O catador contribui com o cidadão, chama a atenção para o lixo que não é lixo e orienta para o consumo consciente.

O catador contribui com o planeta, prolonga a vida das coisas por meio da reciclagem e diminui o uso de recursos naturais.

"Os catadores iniciaram suas atividades no Brasil há mais de 50 anos e há mais de 20 vêm se organizando, estruturando suas associações e cooperativas. REVIRAVOLTA EXPOCATADORES 2009 é o espaço de integração das associações e cooperativas de catadores de materiais recicláveis do Brasil, da América Latina e do Caribe, num contexto de política, tecnologia e negócios. É um evento do interesse de todos os setores da sociedade: governo, empresas, ongs, meio acadêmico e comunidade. É um espaço para troca de experiências, disseminação de conhecimentos, exposição de projetos e tecnologias para gestão eficiente da coleta seletiva solidária."

Imagens encontradas em... Blog Quero Verde de Novo e Blog Embalagem Sustentável

Nenhum comentário: